Visto

**** Isto não é um tutorial!

Pois bem, para quem não sabe ainda, o processo para tirar o visto americano, indiferente se de turista ou trabalho, teve uma mudança, eu diria que para melhor. Não sei informar exatamente quando isso começou, mas acredito que desde o início do ano passado (2012) já havia ocorrido essa mudança.

Enfim, agora dividiu-se o processo em duas etapas, ou seja, primeiro é necessário você se dirigir ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) antes de agendar a entrevista no Consulado!!!

CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto)

“Informações biométricas, como fotos e impressões digitais, serão coletadas no CASV.

CASV – Horário de Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira – 7:00 às 18:00
Domingo – 13:00 às 18:00

BRASÍLIA

Ed. Venâncio 2000 SCS, Qd 8 Bl B sala 340 – Setor Comercial Sul
Brasília, DF 70333-900

RIO DE JANEIRO

Edifício Lagoa Corporate – Rua Humaitá, 275- Loja A
Bairro: Humaitá- Rio de Janeiro- RJ 22261-001
(em frente ao bicicletário do Itaú)
Estacionamento restrito no local.
Aconselhamos o transporte público.

SÃO PAULO #1

Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana
São Paulo- SP 04057-000

SÃO PAULO #2

Gualter Building – Av. São Gualter, 308- Alto de Pinheiros
São Paulo- SP 05455-000

RECIFE

Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949- Pina
Recife- PE 51110-130

BELO HORIZANTE

Ed. Celta – R. Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia
Belo Horizonte- MG 30150-330″

Fonte: http://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/us_asc_information

As informações a seguir eu tomo por base a cidade de São Paulo, onde realizei todo meu processo e claro, são informações para futuras au pairs, que aplicam para o Visto J1 (visto de trabalho e estudo)

– Antes de tudo é necessário preencher o chamado DS 160, formulário online que você preenche para dar entrada no visto. P.S.: No meu caso, eu fui na minha agência Experimento e minha orientadora preencheu comigo, por isso não tive dificuldade alguma, mas para ajudar vocês, segue 2 tutorias de como faze-lo, você escolhe: blog O Diário de Intercambistas ou video no youtube Preenchendo o DS 160. Ambos são de 2012, portanto, acredito que esteja atualizado!

P.S.: a única mudança é que agora você pode inserir qualquer foto no DS 160, porque essa foto NAO será utilizada pro seu visto!!! No CASV eles irão tirar a foto oficial!!!

Dúvidas frequentes:

  • Posso ir maquiada? Como devo ir vestida? Posso ir de saia?
    Pode ir maquiada, não é comum, algumas vão, mas acredito que não surte muito efeito porque a foto é P&B. Quanto a roupa no CASV, vá confortável porque você enfrenta fila, e saia? Tenha noção do comprimento e outra, sua roupa não vai aparecer na foto, nem o seu ombro aparece! =]
  • É preciso levar foto no CASV ou no dia da entrevista?
    EU não levei, mas por precaução, LEVE, e se você acha que ficará mais sossegada assim, leve também!
    P.S.: Foto 5×5, fundo branco e bla bla bla.

Documentos necessários pro CASV:

  • Passaporte
  • DS 2019 (aquele que vem no placement pack)
    “Esse documento é muito importante pois ele é o vínculo, o elo direto entre mim e o Sponsor (o responsável por mim nos EUA). Com ele, e só com ele eu consigo o meu J-1, pois no DS é que tem a data que o sponsor  me quer no Novo Mundo.
    Esse documento vem diretamente da gringa e eu não posso nem mexer nele direito que eu posso não conseguir o visto por isso. Sem DS-2019, sem vínculo com os EUA, sem visto J-1.” Fonte: Diário de Bordo
  • Confirmação de pagamento da taxa SEVIS – Student Exchange Visa Information Service (também vem no pack)
    “Essa taxa nada mais é que mais um dos dispositivos que os EUA têm de controlar os intercambistas, tanto os que vão para estudar quando os que vão para trabalhar.” Fonte: Diário de Bordo
  • Confirmação de agendamento do visto!!!
  • Carta que confirma que você tem uma familia já (também vem no pack) – na verdade acho que não precisa dessa carta porque eles nem viram e me devolveram na hora, mas deixem junto com tudo!

P.S.: fui no CASV da Vl. Mariana.

SEVIS (Student Exchange Visa Information Service)

DS 2019

Muito bem…

ENTREVISTA NO CONSULADO

SÃO PAULO

Endereço: R. Henri Dunant, 500
Chácara Santo Antonio
Cep: 04709-110
Telefone: (0xx11) 5186-7000
Site: http://portuguese.saopaulo.usconsulate.gov
Horário não comercial, fins de semana, feriados. > Tel: (0xx11) 5181-8730

RIO DE JANEIRO

Endereço: Av. Presidente Wilson, 147
Castelo
Cep: 20030-020
Telefone: (0xx21) 3823-2000
Site: http://portuguese.riodejaneiro.usconsulate.gov

BRASILIA

Endereço: Av. das Nações, Q.801 – Lote 3
Cep:70403-900
Telefone: (0xx61) 3312-7000
Site: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/

RECIFE

Endereço: R. Gonçalves Maia, 163
Boa Vista
Cep:50070-060
Telefone: (0xx81) 3416-3050
Site: http://portuguese.recife.usconsulate.gov
Expediente: das 08:00 às 17:00 hs

Fonte: http://www.consulados.com.br/eua/

A seguir dicas by Experimento/APIA:

Documentação necessária para entrevista no Consulado Americano:

  • DS 2019 (aquele que vem no placement pack)
  • DS 160 (comprovação de agendamento do visto)
  • Passaporte
  • Documentos que comprovem seu retorno ao Brasil – uma carta escrita por alguém (empregador atual ou recente, diretor da faculdade, médico, advogado, professor, etc.) que não seja da família e que possa mostrar a sua intenção em voltar para o Brasil após o término do programa. P.S.: eu não levei isso!
  • Comprovante de pagamento da Taxa Consular (MRV) – U$ 160,00, pago antes da entrevista.
  • Recibo da taxa SEVIS (também vem no pack)
  • Carta que confirma que você tem uma familia já, placement confirmation(também vem no pack)

“Durante a entrevista…

  • Seja confiante e fale de maneira clara, objetiva e positiva sobre sua vida, o suporte que sua familia te dá para que participe do programa e o quanto você quer ser Au Pair
  • Demonstre que você se inscreveu no programa Au Pair com os objetivos corretos (oportunidade de estudar em outro país, intercâmbio cultural, cuidar de crianças, melhorar o inglês para obter sucesso profissional no seu retorno ao Brasil…)
  • Não fale que você quer ir aos EUA somente para viajar e trabalhar
  • Comente sobre suas intenções de voltar ao Brasil no final de seu programa
  • Apresente documentos que comprovem vínculos com o Brasil e garantam o seu retorno no final do programa:

– Vínculo empregatício: Você não deve deixar o emprego antes de obter o visto. É importante a comprovação de vínculo empregatício através dos 3 ultimos holerites e carteira profissional original, mesmo com um salário pequeno, e/ou os holerites de seu responsável financeiro. A carta do empregador deve dizer que a experiência no exterior e a fluência no inglês que a candidata adquirará durante o programa serão muito importantes na sua carreira profissional, além de mencionar sua intenção de retorno ao Brasil no final do programa e uma possível contratação de trabalho. 

P.S.: a seguir um exemplo de Carta do Empregador, que retirei do grupo das Au Pairs no FB:

Ao Consulado Geral Americano 

Declaro para os devidos fins que_____________________________________________, RG ___________________, presta serviço de _____________________________________, sendo contratada como funcionária efetiva de ______________________________ até a data atual. Sendo responsável pelo seu trabalho na ___________________________________, registrada como_________________________________ , localizada na _______________________________________observo que ela responde às suas funções de maneira muito satisfatória, não decorrendo nenhum ato que possa desaboná-la ou que faça diminuir a confiança que lhe muito depositei. Tenho incentivado bastante sua viagem aos Estados Unidos porque sei que essa experiência será única, pois servirá para aperfeiçoar seu inglês e aprender mais sobre a cultura e tradição de um outro país, o que é muito importante em qualquer ramo profissional. Conseqüentemente, acredito que ela agirá de maneira idônea em relação a qualquer comprometimento assumido com o programa, tendo a intenção de retornar a seu país após completá-lo, voltando a assumir o cargo que ficará à sua disposição em nossa empresa. Sem mais no momento, coloco-me à disposição dos senhores para fornecer qualquer esclarecimento necessário para o bom curso de seu trabalho.

Brasília, ________ de ______________________de ______________.

___________________________________________________________________
(nome do seu chefe)
(Função do seu chefe no seu trabalho, tipo: diretor, gerente…)

– Vínculos financeiros: Se você, seus pais ou responsável financeiro possuírem propriedades anexe à sua documentação a escritura do imóvel, o documento de carro e Declaração de Imposto de Renda. Se você não trabalha ou trabalha mas recebe pouco, e tem investimentos como carro e imóvel em nome próprio, levar documentação para comprovar tais vínculos financeiros

– Vínculos educacionais: É importante incluir o diploma da faculdade (se formada). Eles sabem os nomes de todas as faculdades/universidades brasileiras e ter se formado ou estar cursando uma instituição conhecida ajuda muito. Se você não iniciou o curso superior, responda de forma que o agente se convença que os estudos são importantes e você tem realmente a intenção de retornar ao Brasil para cursar uma faculdade após o termino do programa

– Viagens anteriores ao exterior: Se viajou para o exterior anteriormente leve o passaporte (se for antigo) que tenha os vistos e os carimbos de entrada e saída do país estrangeiro

Muitas vezes a candidata possui toda a documentação necessária, mas não tem chance de mostrar nenhum documento e tem o visto negado após responder somente algumas perguntas. É preciso ter uma postura firme, porém educada, procurando mostrar-se calma e certa do que está dizendo. Precisa responder às perguntas feitas pelo oficial procurando uma oportunidade de mostrar seus documentos, no momento certo.”

P.S.: Deixo claro aqui que as informações acima não foram de minha autoria!

Documentos que levei (pai como sponsor):

  • Os óbvios, imprescindíveis: Passaporte, DS 2019, taxa SEVIS, DS 160 (com a confirmação de agendamento do visto), comprovante da taxa MRV (U$ 160,00), carta de confirmação de placement 
  • Do meu pai, e mãe também: Imposto de renda, ultimo extrato bancário, escritura de imóvel
  • Meu: Imposto de renda, Diploma da faculdade, carteira de trabalho (apesar de não estar trabalhando atualmente, levei mesmo assim)

*** Tudo original!!!

Não me pediram nada, e a consulesa focou as perguntas mesmo na minha viagem do ano passado (2012).

Veja como foi minha entrevista aqui.

Anúncios

8 comentários

  1. Olá, quero ser au pair no começo de 2017, por que tenho quase 17 , tenho umas dúvidas, como conseguir as 200 horas com criança? Se eu pedir algum documento para eles provar q preciso dessas horas eles dão?
    Passaporte; tem problema eu tirar agora, sendo que meus planos são para 2017?

    1. Oi Yolanda, tudo bom? Então, depende da instituição, eu fiz voluntariado numa creche publica, falei com a diretora e expliquei direitinho o propósito do voluntariado, ela assinou sem problema algum.
      E quanto ao passaporte, não tem problema você tira-lo agora pq ele vale até 10 anos. 🙂

  2. Olá! Fiquei em dúvida sobre a localização da Casv e do Consulado…Para eu fazer a entrevista tenho que sair de Fortaleza( onde eu moro) e viajar ate uma das cidades acima para a entrevista??

  3. Eles avaliam renda? tipo quem vai ser o “responsável financeiramente” por mim será a minha mãe e ela é autônoma, será que corro risco do visto ser negado por isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s